Projeto institui políticas para enfrentamento de mudanças climáticas em Valinhos

 

O vereador Marcelo Yoshida (PT) apresentou, na sessão desta terça-feira, 29, projeto de lei que institui políticas de conservação ambiental, gestão urbana sustentável e enfrentamento às mudanças climáticas em Valinhos. O objetivo é concentrar esforços para tornar a cidade mais resiliente, de modo a garantir a segurança da população e também evitar prejuízos econômicos decorrentes de desastres naturais.

 

Na mensagem que acompanha o projeto, o vereador cita estudo do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), que identificou Valinhos como um dos 1.941 municípios brasileiros em risco de desastres. “De acordo com o CEMADEN, Valinhos apresenta vulnerabilidades significativas, incluindo riscos de deslizamentos de terra, enxurradas e inundações (...) A incapacidade do sistema de drenagem pluvial de absorver o volume de água gerado por essas chuvas tem transformado vias principais em verdadeiros rios, causando transtornos à mobilidade urbana, prejuízos econômicos e colocando em risco a segurança da população”, afirma.

 

O projeto propõe medidas concretas e integradas para enfrentar esses desafios como a proteção e recuperação de áreas verdes; a modernização da infraestrutura de drenagem pluvial; o incentivo a práticas de governança sustentável no setor público e privado; e a criação de um Plano Municipal de Resiliência Climática, que inclua ações preventivas e de mitigação para reduzir os impactos de desastres naturais.

 

“Trata-se de uma oportunidade de posicionar Valinhos como referência em sustentabilidade e resiliência urbana, alinhando-se às melhores práticas globais e aos compromissos assumidos pelo Brasil no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas”, completa o vereador.

 

O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.